Em 2021, o Vereador Pedro Américo apresentou o Projeto de Lei  que propôs a reformulação dos programas de  cursos preparatórios para acesso ao ensino superior. Utilizando as referências do projeto, a prefeitura municipal de Feira de Santana  ampliou o programa com o objetivo de atender os moradores da zona rural que terão prioridade na matrícula. O projeto estabelece novas diretrizes e promove a democratização do acesso ao ensino superior, sendo uma verdadeira conquista para comunidade feirense. O Vereador Pedro Américo entende a importância dessa decisão, pois, como sempre defendeu, é fundamental que o Município tome medidas para garantir o acesso à educação superior, especialmente, pelos grupos hipossuficientes que estão distante do Centro e têm maior dificuldade em realizar a preparação para o vestibular e o ENEM.

O Programa tem como objetivo preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), processos seletivos e até bolsas em instituições privadas. Anualmente, o programa irá disponibilizar gratuitamente aulas preparatórias para a inserção de alunos da rede pública ou bolsistas no ensino superior. Serão  200 vagas efetivas e 30 vagas para o cadastro reserva. O aluno poderá garantir sua vaga mediante a um sorteio eletrônico e  terá acesso ao curso presencial, ministrado pelos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com a SEDESO. Os candidatos que não forem contemplados poderão ter acesso às vídeos aulas gravadas em uma  Plataforma Digital que contará com as seguintes matérias:

  • Cincias da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

Para participar do programa é necessário o aluno atender aos seguintes requisitos:

  • Residir no município de Feira de Santana
  • Apresente o número de identificação social (NIS)
  • Ter concluído ou estar no último ano do ensino médio

 O projeto foi protocolado em 19/02/2021  pelo vereador Pedro Américo e enviado para SEDESO, porém, mais mudanças devem ocorrer para ampliar ainda mais o atendimento a população. Estamos cada vez mais lutando por uma Feira de Santana metrópole e trazendo mais dignidade para os feirenses. As matrículas serão realizadas até o dia 12 de agosto, através do site da Prefeitura (feiradesantana.ba.gov.br), na aba “Qualifica Feira”, onde o estudante preencherá o formulário de inscrição.

Pedro Américo de Santana Silva Lopes

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *