O bairro onde você mora afeta diretamente a sua qualidade de vida e o bem-estar de sua família. Contudo, o ‘morar bem’ inclui muito mais do que uma casa confortável. Questões maiores, como segurança, localização e infraestrutura fazem toda a diferença, e são capazes de mudar cenários. Nesta matéria, vamos falar sobre a qualidade de vida de um bairro. Você sabe como melhorar ou mudar o seu bairro? Vem com a gente!
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a participação social é um dos pilares da democracia. Desta forma, participar do seu bairro também é um direito seu. É um buraco aqui, um entulho ali, uma calçada que o próprio dono não arruma, e com certeza, incomoda. Tem também aquela rua escura, que se torna perigosa, aquela árvore que deveria ser podada, o desrespeito às leis de trânsito e por aí vai… Você sabia que pode ajudar a mudar isso tudo?
Como funciona?
O orçamento da cidade infelizmente não permite que 100% das tarefas que precisam ser realizadas sejam de fato, executadas, ou algumas ações podem demorar mais que outras de serem realizadas. Neste quesito, vale lembrar que todos os serviços prestados e obras realizadas têm como origem o imposto que pagamos (leia mais sobre impostos nesta matéria). Se a arrecadação cai ou o Orçamento demora para ser aprovado, como aconteceu neste ano em Feira de Santana, o poder público precisa fazer opções e gastar o dinheiro no que a sociedade entende como prioritário, como saúde, educação e programas sociais.
Para este ano, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana tem R$ 1.963.320.508,00 para gastar na cidade. Neste orçamento, cada secretaria tem uma quantia para executar serviços, dentre eles, os que tangem a melhorias nos bairros, como manutenção de vias, reparo e limpeza da rede de galerias de águas pluviais, reforma, reparos e manutenção geral de praças, ruas e logradouros, requalificação de ruas, dentre outros, que devem ser distribuídos em todas as localidades da zona urbana e rural da cidade.
Como ajudar?
Mas e nós cidadãos? O que podemos fazer para ajudar o nosso bairro? Em primeiro lugar, podemos fazer reclamações e solicitações através do ‘Fala Feira’, preferencialmente para o número 156, a partir de qualquer telefone fixo. A interação é simples, a demanda logo é registrada pelo sistema. É importante acionar a prefeitura, para que as secretarias tenham ciência do problema e possa resolver. Quanto mais solicitações, reclamações e demandas, mais chance terá o órgão de responder e atender.
O aplicativo Fala Feira também está disponível na loja de aplicativo dos sistemas Android e iOS com o mesmo sentido. O usuário pode ainda fazer o acompanhamento da solicitação pelo smartphone.
O Fala Feira também funciona online, através do Site Oficial. É só efetuar o cadastro, informando CPF, nome completo, contato, e-mail e criando uma senha pessoal. Após, é só confirmar o cadastro. No site, diversas solicitações e reclamações podem ser feitas.
Outra maneira, é também procurar a associação do seu bairro ou trabalhar com voluntariado em alguma entidade da sua região.
Ainda, outra opção é solicitar ao poder legislativo, já que o vereador representa a sua voz na Câmara Municipal. O nosso site tem uma aba especial para receber suas duvidas, sugestões e lutar por você junto ao poder público! É na parte de CONTATO.
Lá, você pode entrar em contato com a assessoria do vereador Pedro Américo através do e-mail e WhatsApp, disponíveis na aba, ou enviando uma mensagem em ‘Fale com Pedro’. É só escrever seu nome, telefone, e-mail, bairro, cidade, assunto e a sua mensagem.
Essas são algumas das inúmeras maneiras que você tem para ajudar o seu bairro. Gostou dessas dicas? Dá um feedback através do Instagram @pedroamericolopes
Fonte: ASCOM Pedro Américo