A causa animal levada a sério. Na tarde de terça-feira (14), aconteceu a reunião semanal do Conselho de Proteção, Defesa e Bem-estar dos animais, em pauta, a necessidade em retirar definitivamente os transportes de tração animal que circulam pelo centro de Feira de Santana. Foram convidados membros do Legislativo e Executivo municipal para este importante debate, além de pessoas ligadas à proteção dos animais na cidade.
A circulação dos veículos de tração animal nas ruas de Feira de Santana – as chamadas carroças – foi amplamente discutida na reunião. Sensíveis à questão, os presentes tinham um ponto em comum: a definição de que os maus-tratos contra animais precisam ter fim.
Os cavalos suportam peso excessivo, trabalham doentes e são alvos de constantes açoites. Essas agressões desrespeitam as normas ambientais e vai de encontro ao bom senso humano. A atividade gera também inúmeros problemas ao trânsito.
Foi constatado na oportunidade, que tem sido corriqueiro encontrar pelas ruas de Feira de Santana carroças transportando pesados entulhos e até móveis. Alguns cavalos estão visivelmente magros e debilitados por falta de cuidados, como foi citado na reunião.
Foi lembrado pelos parlamentares presentes a lei de número 095/2021, de autoria do vereador Pedro Américo, que pede a retirada definitiva das carroças da zona urbana de Feira de Santana.
Ouça mais sobre o projeto no podcast.
Foi definido, que juntos, os entes buscarão a aprovação do projeto e a sociabilização da sociedade feirense para esta cruel realidade que vivem os animais.
Na reunião, estiveram presentes membros do conselho, o presidente, Dr. Argeu José Bruni, o vice-presidente, Jean Boaventura e Ticiana Sampáio, secretária. Mirza Cordeiro, representante do Centro De Controle De Zoonoses (CCZ), a presidente da Câmara, Eremita Mota, o vereador Galeguinho SPA, o superintendente da SMT, Cleudson Mascarenhas e o diretor de operações da SMT, Édimo Pires.
Pedro Américo tem também um manifesto em defesa dos direitos dos animais. Conheça e assine.