A Secretaria de Esporte é uma necessidade URGENTE para o Município de Feira de Santana, por isso, estamos mobilizando você e toda a comunidade para termos uma estrutura exclusiva para cuidar dos esportes em nossa cidade. Precisamos do seu apoio, da mobilização dos esportistas para mostrar que com a Secretaria de Esportes bem estruturada, teremos equipes que se dediquem as diversas modalidades, realização de campeonatos nacionais, estaduais e municipais, ampliação da grade esportiva, incentivos a permanência do atleta, além da manutenção direta das praças esportivas, o mapeamento e planejamento para apoiar os grupos esportivos de todas as modalidades, especialmente as paralímpicas. Queremos mostrar que com o investimento necessário, teremos diversos atletas disputando e ocupando os pódios do mundo!
Conforme é de conhecimento, o Município de Feira de Santana possui, atualmente, uma elevada demanda nas áreas do esporte e lazer. Para além do futebol, esporte popular e disseminado por todo o país, a cidade apresenta hoje uma larga demanda para o crescimento das ofertas das diversas modalidades esportivas, o que tem demandado a atuação do Poder Público Municipal, que ainda não capaz de suprir esse déficit.
Além das reformas das quadras, surgem demandas para a criação de centros poliesportivos, áreas para treino de esportes aquáticos, desde a natação a canoagem, bem como a expansão de áreas esportivas à população que possua deficiência e esportivos alternativos como o skate, bastante fomentado após a realização das Olimpíadas de 2020 que trouxeram um novo rol de esportes oficiais.
Complementando esta intelectiva, chama-se atenção para modalidades que em nenhum momento foram apresentadas e disponibilizada para os cidadãos feirenses sendo elas: Atletismo, Automobilismo, Badminton, Basquete, Beisebol, Biribol, Bodyboard, Boliche, Boxe, Canoagem, Capoeira, Cheerleading, Ciclismo, Corrida, Crossfit, Dama, Dança Esportiva, Escalada Esportiva, Esgrima, Fisiculturismo, Futebol, Futebol Americano, Futebol de Areia, Futevôlei, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Ritmica, Golfe, Handebol, Highline, Hipismo, Hóquei, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Kickboxing, Kung Fu, Levantamento de Peso, MMA, Motociclismo, Mountain Biking, Muay Thai, Nado Artístico, Natação, Parapente, Patinação, Patinação Artística no Gelo, Polo Aquático, Rafting, Remo, Rugby, Saltos Ornamentais, Skate, Softball, Squash, Stand Up Paddle, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triathlon, Tênis, Tênis de Mesa, Vela, Voo Livre, Voleibol, Xadrez entre outras, sem falar das modalidades paralímpicos, estes que viabilizam o acesso democrático as pessoas que possuem algum tipo de mobilidade limitada ou deficiência.
Desse modo, paulatinamente, tem-se exigido que o Município, em parceria com o Estado e a União, adote medidas para o fomento da prática esportiva. O que entende-se, neste caso, ser imprescindível que haja a adoção, primariamente, no Município de um órgão destinado a cuidar diretamente e exclusivamente de forma intensa das demandas desta importante área, fundamental para as políticas públicas outras, como a educação, saúde, prevenção à violência, entre outras.
Apenas a critério demonstrativo, Feira de Santana não possui, hoje, um centro esportivo público que possibilite os cidadãos, especialmente os hipossuficientes, de treinarem um importante esporte como a natação ou sequer há parcerias público-privadas que permitam sua realização de forma gratuita em centros particulares.
Por outro lado, a cidade tem perdido, igualmente, com a ausência de investimentos no âmbito dos esportes radicais. Nesse sentido, entende-se como fundamental que possamos ter uma Secretaria de Esportes que – focado nesta temática – possa avaliar e adotar medidas para, por exemplo, inserir no rol de práticas e no calendário do Município esportes como o bicicross e motocross, inclusive com a construção de pistas que permita a atração de competições para a cidade, fomentando, inclusive, a economia.
De outra parte, em que pese existência de inúmeras quadras poliesportivas, que permitiriam a prática de esportes diversos como o handebol, voleibol, basquete, entre outros, estes espaços são preponderantemente usados para a prática do futsal/futebol. O que, apesar de ser benéfico, demonstra quiçá ainda faltar incentivos para a prática de esportes diversos em nossa cidade. O que poderia ser feito com a criação de competições anuais, fomento de incentivos/patrocínios a equipes locais etc.
Essas ações, como apontado, necessitam, todavia, de uma estrutura pública que permita o seu enfoque de forma primordial. Nesse caso, expandir a estrutura do esporte, para além de um departamento, à uma Secretaria seria imprescindível para a oferta de um Poder Público mais eficiente nesses quesitos.
Atento a isto, o Vereador Pedro Américo, inclusive, já apresentou diversas indicações ao Poder Executivo defendendo medidas que fomentem a prática do esporte em nossa cidade, tais como:
Indicação nº 030/2021 – a realização de competição esportiva de card game no Município;
Indicação nº 270/2021 – realização de estudo dos equipamentos esportivos de Feira de Santana;
Indicação nº 318/2021 – reabertura das áreas de esporte e lazer em Feira de Santana, especialmente das pistas de skate;
Indicação nº 634/2021 – reforma do Complexo Esportivo Oyama Pinto;
Entre outras.
Destacamos, no entanto, que é imprescindível como o Município, através do Poder Executivo possua uma estrutura adequada para lidar com essas demandas. O que, cabe ressaltar, entendo não comportar que as demandas do esporte e lazer estejam reduzidas a departamentos, na medida da sua elevada necessidade de tomada de ações, sendo necessária a sua transformação numa Secretaria Municipal.
Cumpre destacar, nesta linha, que a impossibilidade de criação de novos ou aumento de despesas, prevista na Lei Complementar Federal 173/2020, devido a pandemia da COVID-19, cessará seus efeitos em 31 de dezembro deste ano. Logo, não há óbice que a presente medida seja aplicada com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2022.
A criação de Secretaria Municipal de Esporte é de suma URGÊNCIA!
Sem comentários