O vereador Pedro Américo (UB) cobra o pagamento das diárias dos Bombeiros Civis, que estão sem receber desde as festas juninas de 2023. Em eventos de grande porte, é obrigatório por lei que haja a presença de um bombeiro civil especializado em situações de emergência e pronto para auxiliar em qualquer tipo de acidente.
É regulamentada através da lei número 11.901, de 12 de Janeiro de 2013, a obrigatoriedade da presença de Bombeiro Civil em feiras, eventos, congressos, formaturas e outros tipos de lugares onde há grande concentração de pessoas. Onde, os profissionais recebem por diária através do contratante, o que não aconteceu em Feira de Santana.
Os bombeiros e bombeiras que atuaram nos eventos da Prefeitura Municipal no São João e São Pedro, ainda esperam o pagamento que deve ser realizado através da empresa Confiança.
“Se faz necessário que eu venha a público mais uma vez para cobrar que seus direitos sejam respeitados. O serviço foi prestado com muita responsabilidade, do começo ao fim das festas, se passaram 6 meses e os profissionais seguem no aguardo pelo repasse das diárias”, diz Pedro Américo.
Vale lembrar que o município assinou um TAC, para que as empresas que trabalham ou delegam a prestação do serviço no ramo de evento cumpram com a Convenção Coletiva da categoria, no que toca à parte de eventos, a exemplo, o valor da diária, alimentação e transporte.
O edil ainda reitera que além dos bombeiros, seguranças, prestadores de Serviço da Secretaria de Cultura, bandas e cantores que se apresentaram nos mesmos festejos, estão também sem receber, e lembra que serviços executados bem depois, já foram pagos, passando na frente destes.